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Daniele Modolin

Daniele ModolinDaniele ModolinDaniele Modolin

Psicóloga e Psicanalista CRP:06/146817

Psicóloga e Psicanalista CRP:06/146817 Psicóloga e Psicanalista CRP:06/146817 Psicóloga e Psicanalista CRP:06/146817

Psicologia e Psicanálise infantil

 “Todo aquele que se põe a ouvir a resposta das crianças é um espírito revolucionário.” Françoise Dolto 

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Psicanálise com crianças

Nem sempre a dor de uma criança se revela em palavras. 

A escuta começa no silêncio.


 Na inquietação, no medo ou em algo inesperado.


 No consultório, a escuta da infância oferece um lugar para a criança se    expressar com o brincar, com o movimento e com seus próprios ritmos e tempos.  

E convida os pais a olharem, junto à ela para o que ainda não foi dito - e que  pede acolhimento.


Inspirada na abordagem de autores como Françoise Dolto, Maud Mannoni e D. W. Winnicott, a terapia infantil se fundamenta na escuta clínica da linguagem única e singular da infância.

Sobre mim

 Sou Daniele Modolin, psicanalista com escuta voltada à clínica infantil, atendo em meu consultório em uma charmosa vila localizada na Vila Mariana, São Paulo.


Por muitos anos, acompanhei os afetos e sintomas que atravessam os adultos. Hoje, dedico também meu trabalho ao entendimento das infâncias -  suas dores, invenções, silêncios e potências.


Acredito que toda criança tem o direito de ser escutada em sua singularidade.  

E que os pais merecem um lugar onde possam ser recebidos sem julgamento.


Trabalho com o universo que cada um carrega em si - reconhecendo que cada criança porta um saber que precisa ser escutado, decifrado, transformado (por vezes) e redirecionado à nossa humanidade.

Sinais de que seu filho pode estar pedindo ajuda

   Crianças pedem ajuda de muitas formas. 


   Às vezes com raiva, outras com tristeza. 

   Por meio de silêncios profundos ou comportamentos inesperados.

   Nem sempre os sinais são claros. 

   Às vezes, os pais apenas sentem que há algo diferente.


  Se você percebe que algo mudou em seu filho, ou que há algo difícil de     nomear -  a psicanálise infantil pode abrir caminhos, através de alguns sinais:


  • Medos e angústias constantes
  •  Choro frequente ou sem motivo aparente
  •  Agressividade ou isolamento excessivo
  •  Dificuldades no sono ou alimentação
  • Mudanças de humor ou de comportamento  
  •  Questões na escola


Não se trata de diagnosticar, e sim escutar o íntimo de cada criança.

Ilustração de criança introspectiva em ambiente sereno, simbolizando sintomas não ditos.

Como funciona o atendimento

 O processo começa com os pais. 

 A primeira conversa é para entender a história da criança: seus movimentos,    seus sintomas, seus contextos.  

  Em seguida, abro um espaço exclusivo para ela - onde possa brincar,  desenhar, falar e se expressar à sua maneira.  


  A construção do vínculo terapêutico acontece no tempo da criança - Este é o laço que torna possível a elaboração do que ela ainda não sabe dizer. 

 Com  ela, conduzindo no seu ritmo, os pais seguem próximos, com encontros de acompanhamento, escuta e orientação.

 

1️⃣ Encontro inicial com pais
2️⃣ Sessões com a criança (brincar, desenhar...)
3️⃣ Encontros de acompanhamento


Sessões semanais • Presencial ou online conforme caso • Duração aberta e construída

Idade: 

03 à 12 anos.


A escuta acontece no que se repete, insiste, se desloca e -  finalmente se transforma.     

O Significado do Brincar e do Desenho

Brincar é linguagem. Desenhar é narrativa.


No espaço clínico, como ensinou Donald Winnicott, o brincar é uma ponte entre o mundo interno e o externo.
É nesse território transicional que a criança expressa seus conflitos, invenções e afetos.

Por meio do desenho livre e do brincar espontâneo, abrimos espaço para que algo da dor ou da subjetividade venha à tona; não como diagnóstico, mas como linguagem.

Brincar e desenhar são mais do que atividades lúdicas: são modos de dizer, modos de existir, modos de construir sentido para a vida em construção.


Em casos específicos, utilizo instrumentos projetivos como o HTP (House-Tree-Person) e o CAT (Children's Apperception Test), sempre com escuta e cuidado clínico.


O brincar espontâneo é, muitas vezes, o lugar onde a dor aparece pela primeira vez.

Criança desenhando em ambiente terapêutico — representação do brincar como linguagem.

A Relação dos Pais com os Sintomas dos Filhos

 Muitas vezes, os sintomas da criança não pertencem apenas a ela - são sinais     de algo que circula na relação com os pais, nas expectativas, no ambiente, na linguagem familiar. 


Por isso, parte essencial do processo é escutar os responsáveis com o mesmo cuidado com que escutamos a criança. É por isso que, a escuta dos pais faz parte do processo clínico. 


Para que neste espaço possam refletir sobre seu lugar na vida emocional da criança.


A criança fala com o corpo, com o sintoma, com o brincar. Mas é com o outro — com os pais, com o analista — que ela encontra espaço para transformar.

Mulher e criança de mãos dadas em cenário simbólico — ilustração da relação parental.

Contato

Se quiser agendar uma conversa ou tirar dúvidas, escreva aqui.

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Rua Comendador Paulo Brancato 141, São Paulo - São Paulo, 04017, Brazil

(11)989116760

Horas

Aberto hoje

08:00 – 20:00

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